É possível afirmar que a concepção de felicidade do Epicuro contrapõe- se á de Aristóteles e, especialmente,á de Platão?

É possível afirmar que a concepção de felicidade do Epicuro contrapõe- se á de Aristóteles e, especialmente,á de Platão?

Resposta:

Sim, para Epicuro a felicidade esta relacionada ao prazer .Felicidade para Aristóteles é necessário virtude para ser feliz. A virtude encontra-se entre dois extremos o excesso e a deficiência (falta) meio termo equilíbrio entre pouco e muito.

Platão, favorece a razão ao invés das coisas sensíveis. A felicidade está relacionada com a vitória do pensamento, razão sobre os instintos, desejos e coisas relacionadas aos prazeres sensíveis.

Resposta:

Sim, é possível afirmar que a concepção de felicidade de Epicuro é bastante diferente da de Aristóteles e de Platão.

Para Aristóteles, a felicidade é alcançada através da busca da excelência moral e intelectual, através da prática da virtude e do desenvolvimento de habilidades intelectuais. Ele acredita que a felicidade é o objetivo final da vida humana e é alcançada através de uma vida virtuosa.

Para Platão, a verdadeira felicidade é alcançada através do conhecimento da verdade absoluta e da contemplação das ideias. Ele acredita que a vida humana é uma busca pela verdade e que a verdadeira felicidade só pode ser alcançada através do conhecimento dos princípios eternos da verdade.

Já para Epicuro, a felicidade é alcançada através da busca pelo prazer e pela fuga do sofrimento. Ele acredita que a felicidade é alcançada através do atingimento do equilíbrio entre a busca pelo prazer e a evitação do sofrimento. Ele também argumenta que a verdadeira felicidade é alcançada através da vida simples e não através de luxos e excessos. Dessa forma, a concepção de felicidade de Epicuro é vista como uma perspectiva mais pragmática e menos idealista, que se opõe às visões de Aristóteles e Platão.

Post a Comment for "É possível afirmar que a concepção de felicidade do Epicuro contrapõe- se á de Aristóteles e, especialmente,á de Platão?"